26 de março de 2010

O que é Diplomática?


Segundo o nosso querido dicionário de Terminologia Arquivística o conceito de diplomática se resume a: “Disciplina que tem como objetivo o estudo da estrutura formal e da autenticidade dos documentos.” (Dicionário brasileiro de terminologia arquivística).


Explicando melhor, a diplomática nos leva a estudar a estrutura dos documentos. Analisando elementos como: formato, suporte, espécie, etc.Ela preocupa-se em informar o que é o documento, quais são as suas características externas (físicas) e internas (de informação).


De acordo com a autora Ana Célia Rodrigues (2002), “A diplomática,como ciência, existe pelo fato de atestar, através do seu método de analise, a autenticidade dos documentos arquivísticos. Autenticidade atribuída a vários ambientes e a características diversas que apresenta o documento”. Em nossas palavras, é essa análise das estruturas que nos permite perceber e garantir a autenticidade do documento arquivístico.


Então é essa a conceituação que nosso conhecimento nos permitiu elaborar (até agora), esperamos que tenha sido útil. Com o passar do semestre aprimoraremos nossos conhecimentos nessa área e entenderemos melhor essa disciplina.

2 comentários:

  1. Ficou legal a reflexão sobre o que vem a ser Diplomática. Ressalta-se que esta disciplina
    , por intermédio das características dos documentos, também concorre para o levantamento das funções que deram origem ao documento. Apenas para acrescentar. Abraços

    ResponderExcluir
  2. O significado de diplomática é importante para quem estuda arquivologia.

    ResponderExcluir