4 de junho de 2010

"El secreto de sus ojos"

Como mencionado no post anterior estamos tentando atualizar o blog. Agora mais uma atividade postada com certo atraso O segredo dos seus olhos

Desafio 1: O documento que acusa os dois rapazes inocentes é sim autentico, apesar das informações contidas lá estarem falsas, a questão a ser observado é o contexto em que o documento foi criado onde o detetive apesar de saber que os acusados eram inocentes os prenderam alegando serem culpados e como foram condenados de acordo com a lei e a parti da autoridade competente o processo é autentico.

Sendo assim, o documento possui todos os requisitos diplomáticos que o atestam como prova jurídica e tipologicamente também esta correto. Assim os inocentes foram julgados pelo juiz, mas se o conteúdo do documento é verídico ai é algo questionável (como foi pelo detetive Benjamim Esposito).

Desafio 2: Agora sim o documento é verídico. Já a autenticidade eu diria que no decorrer do processo ele passou por algumas fases que o caracterizaram como falso (o fato de datas, assinaturas e outros detalhes terem sido adulterados para que o processo fosse considerado como em andamento), mas a parti do momento em que foi provado quem era o verdadeiro culpado e anexado ao processo às informações que comprovavam essa idéia é o juiz aceitou-as como prova. Esse fato criou um contexto totalmente novo para o processo, o que passa a caracterizar as novas evidências como verídicas e as anteriores falsas.

A parti desses novos acontecimentos o que passa a valer é a decisão do juiz, tornando assim o documento em que inocenta os dois rapazes anteriormente presos e prende Isodoro Gómez como o criminoso do crime de Liliana Colloto fez com que o processo volta-se a ser autentico novamente.

Desafio 3: As fotos tiradas no contexto do pré 1975:

Forma: Original

Produtora: Liliana Colloto

Espécie: foto

Tipo: fotos de recordação.

Contexto: As fotos podiam ser utilizadas como recordações de momentos felizes, como reunião com amigos, formatura e outros.

Já as fotos no contexto do pós 1975:

Forma: Original

Espécie: foto

Tipo: fotos de investigação

Contexto: As fotos são utilizadas pelo detetive Benjamim Esposito como prova, pois foi a parti das fotos ele repara no “amigo” Gómez que sempre olha Liliana com “adoração” e assim ele passa a ser a principal suspeita do detetive.

Desafio 4: Algumas formas que o ajudaram a descobrir quem era o produtor das cartas, foram característica semelhantes que lhe chamaram atenção. Como a forma que ele escrevia, a mesma letra, o tipo de papel sempre o mesmo. Deve-se observa também que ele não parava em nenhum emprego (o que mostra uma apreensão da parte dele em se fixar em um único local), o mesmo em relação a mudar de cidades e o fato de alterar seu nome diversas vezes.

O detetive ainda menciona que ele não colocou nomes de mulheres como se não quisesse se apegar a nada, para poder sair a qualquer momento do lugar onde estava ou o fato de ainda não ter esquecido a Liliana Colloto.

Gostaria de mencionar que pode ser uma grande viagem da minha parte esse último desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário