4 de julho de 2010


Olha a cobra, é mentira!!!

Uma das frases mais escutada nas festas Juninas.
Tradicional as festas juninas Brasileira ocorrem durante os meses de junho e julho (em alguns casos ate em agosto). Mas é no mês de junho que a Igreja Católica comemora suas festas em homenagem a Santo Antônio, São Pedro e São João.
Através das festas juninas realizadas em todo o país esses santos são aclamados pelas suas bênçãos para com todo o povo. Hoje gostaria de falar especificamente de Santo Antônio de Pádua.
Próximo a Brasília esta localizada (há aproximadamente 56 km) a cidade de Santo Antônio do Descoberto criada em homenagem a Santo Antônio.
Ainda no período do ouro entre 1718 e 1722 dois garimpeiros encontraram a imagem de Santo Antônio de Pádua embaixo de um pé de angico, na esperança de ter amenizado os castigos imposto pelo fazendeiro a quem eles deveriam entregar determinada quantidade de ouro diariamente e levaram a imagem até ele. O fazendeiro decidiu por não castiga-los e decretou dia de festa pelo achado.
Nos registro da igreja de Santa Luzia consta que após a criação da paróquia Santa Luzia foi criado um altar para a imagem de Santo Antônio. Porém a imagem ficou pouco tempo lá, logo ela desapareceu e foi dada como roubada, mas o inesperado aconteceu à imagem foi encontrada no mesmo local de sua aparição.
O fato se repetiu todas as vezes que foi levada a igreja e chegando lá voltava a seu lugar de origem. Conta-se ainda, que a última vez o vigário teria escondido a imagem dentro do cofre de Santa Luzia, mesmo assim a imagem desapareceu e foi encontrada embaixo do pé de angico.
A parti desses acontecimentos foi consentida pela Igreja Católica a construção de uma igreja no local do achado e ao redor se formou o chamado município de Santo Antônio do Descoberto. Todo ano a cidade realiza a festa junina para comemorar o dia de Santo Antônio registrada nos livros de tombo do estado de Goiás desde o ano de 1770.
Entre alguns milagres ocorridos na cidade, conta-se a história de um lavrador que ao voltar do trabalho, viu seu filho em cima de uma árvore muito alta, quando de repente viu o menino despencar do topo da árvore. O pai assustado e vendo que não chegaria a tempo para salva-lo gritou que lhe valesse, nessa hora, o glorioso Santo Antônio do Descoberto. E na mesma hora o milagre aconteceu o menino ficou parado no ar, ate que seu pai chegasse e o pegasse nos braços.

Esse é apenas um dos milagres de Santo Antônio, no mundo existem muitas manifestações dele e de seus Milagres. Sendo assim só podemos terminar o texto dizendo: VIVA, SANTO ANTÔNIO!!!


OBS: em outra oportunidade comentaremos sobre os dois outros santos citados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário