13 de agosto de 2010

O Final se Aproxima....[Trabalho Final]



O nosso trabalho final irá abordar um dos mais comuns sacramentos da igreja católica: o s

acramento do casamento. “No sacramento do matrimônio, a unidade de amor é comparada à doação de Cristo por Sua Igreja.” João Braz de Aviz - Arcebispo Metropolitano de Brasília.

Para tanto, iremos criar uma situação fictícia. Chamo a atenção para que todos os nomes e dados nessa situação serão meramente ilustrativos, ou seja, não reais.
Seguindo esse contexto criado, iremos analisar sob a luz da diplomática e da tipologia três documentos diversos. Sendo que esses documentos estão envolvidos com o casamento e com a Arquidiocese de Brasília.
Lembramos também que, apesar da situação criada ser falsa, os documentos apresentados e estudados aqui são todos verdadeiros, embora sejam exemplos dos documentos contidos no arquivo. Estes foram conseguidos na Cúria, órgão administrador das igrejas e que cuida de alguns documentos da Arquidiocese, incluindo os documentos produzidos por um casamento. Por fim, vamos à história de amor.

João sempre foi criado na igreja católica. Como bom cristão sempre freqüentou a missa, foi batizado ainda novinho, fez a primeira comunhão e a catequese. Ainda com 17 anos entrou na Universidade de Brasília, resolveu fazer um curso pouco conhecido na época: Arquivologia. Estudou bastante e faltava pouco para se formar.
Um dia na igreja que freqüentava, a Catedral, conheceu uma moça, por quem logo sentiu atração. Isabel também sempre foi uma boa cristã, freqüentava a igreja e seguia seus mandamentos. Conversando com ela João descobriu, para sua surpresa, que Isabel era sua caloura no mesmo curso da faculdade. Com tanto em comum eles começaram a se ver cada vez mais. Encontravam-se no departamento, conversavam sobre os professores, matérias, experiências, conhecimentos, em fim, sobre a vida.
Em uma das festas de Arquivologia começaram a namorar. O tempo foi passando, João se formou e passou no concurso público para o MPU. Isabel está no penúltimo semestre do curso.
Uma bela noite o casal foi ao cinema, resolveram assistir uma comédia romântica. No filme o rapaz, loucamente apaixonado, se casa escondido com a moça de seus sonhos em uma igreja de Las Vegas. Acaba sendo felizes como nunca na vida seriam. João já pensava na idéia de se casar com Isabel, eles sentiam que seriam felizes, mas esta queria se formar antes. Contudo, motivados pela história de amor do filme, João pediu a mão de Isabel naquela mesma noite e ela aceitou. Os dois iriam se casar no religioso no dia seguinte.


Está ficando boa a história não é??
No próximo post descubra o que irá acontecer...
^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário