13 de agosto de 2010

[Trabalho Final] Continuamos...


Vamos continuar com a nossa história de amor?
Então aí está.

Acordaram cedo de manhã e seguiram para a Catedral a fim de se casarem no mesmo dia. Mesmo sendo em outra paróquia perto dali, pois na Catedral se tem uma lista de espera para casamentos enorme. Chegando lá conversaram com a secretária da igreja e, para o desânimo dos noivos, descobriram que era necessários diversos processos burocráticos demorados antes da realização de uma cerimônia de casamento. Além disso, era necessário um curso prévio de noivos ministrado pelo pároco da igreja.

A exigência da igreja era que o casal conseguisse os seguintes documentos para dar entrada ao processo de casamento:
1. Certidão de batismo atualizada dos noivos;
2. Comprovante do curso de noivos;
3. Cópia da carteira de identidade dos noivos;
4. Cópia da carteira de identidade dos padrinhos (estes devem ser todos maiores de 21 anos). Também era necessário saber profissão, estado civil e endereçodos padrinhos;
5. Protocolo do processo civil.

Desestimulados e sem possibilidades de se casarem naquele dia o casal retorna para casa. Entretanto, ainda não desistentes da idéia de se casarem em breve eles levam para casa vários formulários em branco. Estes foram fornecidos pela igreja para que os noivos pudessem começar os preparativos para o casamento. Entre os formulários estavam:

Um processo de abertura do casamento.

Neste os noivos preencheram com uma série de informações. Algumas delas provindas de diversos outros documentos. E outras feitas em um exame realizado pelo pároco da igreja.

Um proclamas.
Este o pároco irá disponibilizar, devidamente preenchido, em lugar visível da paróquia para confirmação dos dados pelos freqüentantes desta.

Como o casal é arquivista e sempre interessados em documentos novos, eles conseguiram com a secretária, já conhecida deles da igreja, um termo de celebração do casamento religioso.

Este serve para fins de inscrição no Registro Civil das pessoas naturais da cerimônia realizada de casamento religioso.

Como bons arquivistas que o nosso casal é, logo eles observaram uma chance de estudo. Inspirada na sua matéria de Diplomática e Tipologia Documental, e estimulada pelo professor André Ancona Lopez, Isabel teve a idéia de analisar estes documentos pelo viés da diplomática e da tipologia.

Esta foi a nossa história.
Aguardem nos próximos posts as análises dos documentos que Isabel e João realizaram.

PS: colocamos apenas a primeira página do processo de abertura do casamento, pois este é muito extenso. Na análise colocaremos ele inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário